Fórum - Parqueiros Anônimos
Entre no Fórum do PA!

www.parqueirosanonimos.com.br


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Projetos arquivados: a Montanha-Russa Invertida do Playcenter

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Matheus Roth

avatar
Admin
Admin

As montanhas-russas se tornaram as principais atrações de parques do mundo inteiro e estão cada vez mais modernas e velozes. Apesar da grande quantidade de parques de diversões que temos no Brasil, nosso país ainda possui poucas montanhas-russas em comparação aos países da Europa e dos Estados Unidos.

Até 2010 o Playcenter era considerado o Parque brasileiro com o maior número de montanhas-russas em operação, neste ano o Playcenter possuía em operação: Boomerang, Looping Star, Windstorm, Dragon e Happy Moutain.

Em 39 anos de histórias também passaram pelo Playcenter: Alpen Blitz, Ciclone, Colossus, Super Jet e Tornado.

O que pouca gente sabe é que no ano 2000 existiu um projeto para a implantação de uma montanha-russa invertida no Playcenter, que seria a primeira do Brasil. Essa atração seria inaugurada 10 anos antes da FireWhip (Beto Carrero World) que se tornou, de fato, a primeira montanha-russa invertida Brasileira.

Esse projeto foi encomendado pelo Grupo Playcenter à uma empresa de consultoria internacional, com experiência em parques do mundo inteiro. Nesta época o Grupo estava realizando altos investimentos, havia inaugurado o Hopi Hari no ano anterior, possuía a operação do maior parque de diversões do Norte/Nordeste do Brasil (Playcenter Pernambuco) e ainda a rede Playland.

A Montanha Russa invertida seria instalada na área ocupada pelo Turbo Drop em sua primeira localização, com grande destaque para a Marginal. Com a instalação da nova montanha-russa o Turbo Drop passaria a ficar localizado no fundo da área principal do Parque, o que veio a ocorrer no ano de 2005.




Ilustração e planta que mostram onde a montanha-russa invertida seria instalada.



Além da montanha-russa invertida o projeto contemplava uma série de reformas e melhorias em todas as áreas do Parque, que na época buscava se tornar cada vez mais um "Ride Park" voltado aos jovens e adultos.

Infelizmente os planos do Grupo Playcenter não deram certo, com altos investimentos e a grande crise que assolou o país, o que se viu foram projetos serem descontinuados e os parques brasileiros entrando em uma época nefasta.

Fonte: Playcenter UAU! Blog

http://www.parqueirosanonimos.com

cesar_silva

avatar
Happy Mountain
Happy Mountain
Fico triste pelo projeto não ter dado certo, seria fantástico uma invertida no Playcenter! Saudades...

Thiago Acquaviva

avatar
Happy Mountain
Happy Mountain
Nossa, não cheguei a ficar sabendo deste projeto.
Realmente uma pena que não tenha dado certo.
O playcenter foi e sempre será pra mim o parque que mais evoluiu e representou o Brasil e principalmente a cidade de São Paulo!

diegow


Usuário Looping
Usuário Looping
Até hoje eu não consigo entender o que de fato o Marcelo Gutglas pensou com a decisão de por um fim ao Playcenter (porém, repeito a sua decissão).

O Playcenter já tinha passado por épocas bem mais conturbadas da qual vinha enfrentando (acidentes...), mas sempre deu a volta por cima de uma forma louvável. Nos últimos 2 anos de operação, o parque veio investindo pesado em melhorias por todo ele, deixando o parque muito mais acabado (positivamente), era visível essas melhorias à todos os visitantes.

Por que se investiria em algo que estava "aparentemente" certo para ter um fim?
Por que anunciar o fim de algo que "aparentemente" estava dando muito certo nos últimos anos?
Por que anunciar o fim de um parque que "aparentemente" (como consta os projetos futuros), que muito pouco irá mudar?
Por que anunciar um parque novo e moderno aos padrões brasileiro, sendo que dificilmente (como rolam boatos) acontecerá verdadeiramente?

Thiago Acquaviva

avatar
Happy Mountain
Happy Mountain
Ao meu ver o fechamento do Playcenter por pior que tenha sido e doloroso (eu frequentava desde que nasci praticamente rs) foi necessário.

Quem conheceu o Playcenter nos anos 80/90 lembra a dimensão que o mesmo tinha. Era um parque IMENSO, cheeeeio de atrações e terreno ainda para expansão, levava praticamente um dia inteiro para poder ver todas as áreas do parque e frequentar no máximo 60% de suas atrações.

Com a decadência, as polemicas e dificuldades, o Playcenter foi vendendo terreno, e pra mim chegou um momento em que infelizmente o Playcenter acabou por ser só visado para o evento Noites do Terror. Por mais que inovassem e tentassem restaurá-lo, sua dimensão ficou tão pequena comparada ao que era, que nada mais tinha tanta graça, e sinceramente, nenhuma atração foi inovadora e "WOW" o suficiente para tentar dar uma alavancada MESTRE no parque.

Minha maior tristeza sem dúvidas foi a remoção da Montanha Encantada (sem mencionar o teleférico e a maria fumaça rs) que por mais adolescente ou adulto que eu estivesse, me deprimiu profundamente na época, por fazer parte de uma infância incansável de frequentes visitas as atrações e lembranças eternas que sei que eu e milhares de brasileiros temos guardadas com carinho.

Em suma, o Playcenter sim foi o marco mor do Brasil em termos de parques de diversão, mas infelizmente chegou a um ponto crítico em que o melhor foi mesmo desfazê-lo. Eu só espero que no lugar chegue algo tão memorável e tão importante quanto, seja voltado ao gênero que for, mas que seja épico na lembrança da nova geração. Sad

José Cruz

avatar
Happy Mountain
Happy Mountain
Eu acho que o Playcenter estava vivendo a sua melhor fase na década de 2000 e não consigo entender seu fechamento de nenhuma maneira

Laercio


Happy Mountain
Happy Mountain
diegow escreveu:Até hoje eu não consigo entender o que de fato o Marcelo Gutglas pensou com a decisão de por um fim ao Playcenter (porém, repeito a sua decissão).
O fechamento do parque já estava programado a mais de 2 anos, o principal motivo foi as construções em torno do parque e a cidade de SP que "cresceu" ocupando espaço do parque.
O parque vinha brigando na justiça pelos terrenos, pois as construtoras queria comprar e os donos dos terrenos queriam vender, mas o parque brigava pelo direito de permanecer nos terrenos. A decisão de fecha-lo veio quando o parque perdeu o direito na justiça e as compras e vendas dos terrenos foram formalizadas.

diegow escreveu:
Por que se investiria em algo que estava "aparentemente" certo para ter um fim?

Pq o parque precisava renovar sua imagem, mostrar que era um parque bem cuidado, com manutenção, etc. Mesmo assim, ainda houve 2 acidentes próximos que deixou os seus visitantes, familiares e as escolas em dúvida com relação a segurança.

diegow escreveu:
Por que anunciar o fim de algo que "aparentemente" estava dando muito certo nos últimos anos?
Por que anunciar o fim de um parque que "aparentemente" (como consta os projetos futuros), que muito pouco irá mudar?
Como já disse acima, foi uma briga na justiça onde o parque não conseguiu vencer e teria que desocupar parte dos terrenos pq eles foram vendidos.

diegow escreveu:
Por que anunciar um parque novo e moderno aos padrões brasileiro, sendo que dificilmente (como rolam boatos) acontecerá verdadeiramente?
A adaptação do Playcenter se deu quando o parque tentou entender o porque as construtoras queriam o parque fora dos terrenos da Barra Funda.
O Playcenter por + bem cuidado que era, causava um impacto negativo na região. A superlotação de adolescentes (e ladrões batedores de carteiras) nas épocas de noites do terror, o barulho excessivo das atrações e dos gritos dos visitantes, tudo isso incomodava e desvalorizava a vizinhança.
Por conta disso, as construtoras se uniram para tentar tirar o parque de lá e construir seus prédios, tinha até projeto de Shopping no lugar do parque para tentar valorizar a região.
O Playcenter colocou um fim a sua atividade pois perdeu a briga na justiça e partes de alguns terrenos foram já entregues para os atuais donos.
O resto do terreno que sobrou não é mais viável para um parque radical e jovem.

Porém, MG já disse que o que vem por aí será surpreendente.

Há noticias de que atrações novas já foram compradas, e que no 2o bimestre deve começar as reformas para o novo parque familiar. Dessa forma o espaço será adaptado aos novos moradores e irá valorizar os imoveis (ao invés de desvalorizar).

E existe chances de um novo parque radical surgir depois de 2015. Mas o projeto principal no momento é do novo parque que será instalado no antigo terreno do Playcenter, para gerar fundos e poder custear o projeto do futuro novo parque.

Lembrando que o Grupo Playcenter ainda está faturando, com a locação do terreno ocupado, com as vendas das atrações antigas e com o evento Noites do Terror nos outros parques.

http://www.hapfun.com.br

Convidad


Convidado
A verdade é que o Playcenter estava péssimo financeiramente, e o mais incrível é que ele dava lucro. (fontes da administração confirmam isso).

Aí fica fácil entender porque fechou, não? Caixa 2.

Torço para que o Marcelo construa um novo parque, mas acho difícil. O cara já está velho e querendo curtir o resto de vida que ainda tem. Já ganhou muita grana... agora é só curtir. (Talvez isso explique como um parque que estava BEM, anunciar seu fim e sem grana.)


O Play foi uma ideia que deu muito certo no Brasil e o Mirabilandia segue os mesmos moldes hoje em dia. Tanto é que é sucesso total no Nordeste.

O Play, para dar certo, vai precisar voltar 100x melhor do que era. Com novos brinquedos, novos conceitos e novas montanhas-russas.

Convidad


Convidado
Laercio, eu não tenho dúvidas de que a especulação imobiliário afetou o Playcenter. Aliás, foi o principal motivo do seu fim.

No entanto, acredito que o parque tenha fechado não por planejamento (talvez não positivamente). Afinal, o Mirabilandia sofre do mesmo problema e antes de anunciar seu fechado adquiriu equipamentos e já planeja o novo parque. A segurança de que haverá um novo parque do Mirabi é muito maior do que a do Playcenter, que até agora não formalizou nada aos fãs.

Laercio


Happy Mountain
Happy Mountain
Kingda Ka escreveu:Laercio, eu não tenho dúvidas de que a especulação imobiliário afetou o Playcenter. Aliás, foi o principal motivo do seu fim.

No entanto, acredito que o parque tenha fechado não por planejamento (talvez não positivamente). Afinal, o Mirabilandia sofre do mesmo problema e antes de anunciar seu fechado adquiriu equipamentos e já planeja o novo parque. A segurança de que haverá um novo parque do Mirabi é muito maior do que a do Playcenter, que até agora não formalizou nada aos fãs.

A situação do Mirabilandia é muito + fácil que a do Playcenter.
Primeiro que o Mirabilandia já comprou a Sky Mountain mesmo antes dos problemas com os terrenos, e o mesmo não teve problemas com dois acidentes. Fora isso, o custo que o Playcenter pagava por mês para manter os alugueis dos terrenos eram maiores do que o Mirabilandia pagava. Querer comparar os dois parques friamente sem colocar as N variáveis que existem entre ambos é algo um pouco injusto.

O problema com o Playcenter vem de épocas remotas, desde quando o parque quase faliu por conta da construção do Hopi Hari, e era "visível" os reflexos das dívidas que vinham se arrastando de longos anos. A própria venda do Boomerang no começo do ano, o $$$ foi utilizado para fechar o parque com "chave de ouro" e com as últimas Noites do Terror.

Porém, tanto o Mirabilandia como o Playcenter deram os mesmos tipos de garantias, qual é a grande diferença do anuncio feito pelo Mirabilandia e do Playcenter a imprensa? Pois ambos falaram que haverá um parque novo, mas não confirmaram onde. Ambos também estão prometendo para 2014.

A credibilidade popular do Mirabilandia é maior, pois alguns já viram e tiraram fotos da Sky, e não faria sentido eles guardarem uma MR dessas se não fosse ter um parque novo, porém, só pq a credibilidade popular de um é menor que o outro, isso não quer dizer que o de um irá sair e do outro não, concorda?

http://www.hapfun.com.br

Convidad


Convidado
A diferença está nos próprios funcionários. Não houve demissão no Mirabilandia até agora e não há burburinho algum na administração. Todos sabem que o Mirabilandia tem bons lucros, que outros parques da rede estão operando bem e que o novo parque VAI sair. O Mirabi comprou inúmeros brinquedos, ao contrário do Play, que só se desfez (quem lembra do site vendendo TUDO?).

Já o Play teve um encerramento bem bizarro, afinal, fechou com um bafafá enorme dentro da própria administração. A própria imprensa se questionou. Como um parque que estava lucrando e era o mais visitado da América Latina (nota mental, mais do que o próprio Six Flags México) poderia estar ruim das contas?

O Play pagava um aluguel absurdo mesmo, mas com certeza lucrava para se manter ali.


Na minha humilde opinião, houve desinteresse por conta do Gutglas, que fez um belo caixa 2, juntou grana pra viver feliz até morrer e largou de mão os problemas que uma grande empresa (como o Playcenter) causava.

Torço para eu estar errado e ver um belo parque em 2014. Mas a promessa era para 2013 e até agora nada. Duvido muito que o Gutglas construa algo para o próximo ano. :/

Laercio


Happy Mountain
Happy Mountain
Kingda Ka escreveu:A diferença está nos próprios funcionários. Não houve demissão no Mirabilandia até agora e não há burburinho algum na administração. Todos sabem que o Mirabilandia tem bons lucros, que outros parques da rede estão operando bem e que o novo parque VAI sair. O Mirabi comprou inúmeros brinquedos, ao contrário do Play, que só se desfez (quem lembra do site vendendo TUDO?).

Já o Play teve um encerramento bem bizarro, afinal, fechou com um bafafá enorme dentro da própria administração. A própria imprensa se questionou. Como um parque que estava lucrando e era o mais visitado da América Latina (nota mental, mais do que o próprio Six Flags México) poderia estar ruim das contas?

O Play pagava um aluguel absurdo mesmo, mas com certeza lucrava para se manter ali.


Na minha humilde opinião, houve desinteresse por conta do Gutglas, que fez um belo caixa 2, juntou grana pra viver feliz até morrer e largou de mão os problemas que uma grande empresa (como o Playcenter) causava.

Torço para eu estar errado e ver um belo parque em 2014. Mas a promessa era para 2013 e até agora nada. Duvido muito que o Gutglas construa algo para o próximo ano. :/

As estratégias de cada parque são diferentes.
O Playcenter estava com sua marca "arranhada" e o mesmo tem seus projetos para encerrar uma marca.
O parque foi bem claro e objetivo ao dizer que não ficaria com nenhuma atração, pois quer construir um parque novo, com uma estrutura nova e zerado. O que você iria esperar? Que todos as atrações ficassem encalhadas no parque? Se o mesmo já disse que não iria utilizar nenhuma?

O Mirabilandia ainda está funcionando, e certamente seus colaboradores serão desligados após o encerramento das atividades, o parque não irá ficar pagando funcionários por 1 ano sem trabalhar. Da mesma forma, o Playcenter não iria ficar pagando funcionários sem trabalhar concorda?
Mas para informar, ainda existem funcionários contratados e trabalhando pelo Playcenter. Parte da administração ainda está ativa e trabalhando.

Acho engraçado que você "acusa" o MG de caixa 2, como se ele estivesse roubando de outros sócios dentro do próprio parque, sendo que ele era o majoritário, não faz nenhum sentido ele criar um caixa 2 para roubar dele mesmo. Talvez vc esteja falando isso sobre algumas acusações que surgiram do governo sobre uma 2a empresa, que o governo acusa de uma estrategia utilizada para camuflar valores e assim reduzir as multas e indenizações?

Só algumas coisas para atualizar a informação:
1) O Playcenter ainda ocupa partes dos terrenos da qual alugou para o circo Tihanny.
2) O Playcenter está fechando negócios com outros parques para o evento Noites do Terror.
3) O Playcenter já apresentou projetos para ser aprovados da construção do novo parque.
4) Há fortes indícios de que novos equipamentos já foram comprados, e deve chegar ao parque no 2o semestre.
5) O Gutglas tem uma paixão muito grande por parques, e não é só ele envolvido nisso. Não é pq ele está velho que vai sair fechando tudo, ainda mais com um empreendimento que dá $$$. Existem familiares dele também envolvidos e que é mais novo do que ele rs

Vou reforçar o que disse em outro tópico, a execução de um projeto é iniciado na parte final do mesmo. Antes vem várias fases de análise, riscos, custos, estimativa de tempo, recursos, pois para um projeto ser executado com perfeição precisa ser analisado cuidadosamente para que tudo seja executado perfeitamente para evitar erros. E a construção disso é o resultado final do projeto, e não tem como executar isso no inicio do projeto pois os riscos de um erro é grande e os custos para se corrigir um projeto que já está sendo executado é maior do que quando ele estava na folha ou ideia.

O Playcenter já se pronunciou e disse que o parque não estaria pronto para este ano, e que os projetos já estão em fase de aprovação, e que o mesmo foi adiado para 2014. Infelizmente algumas previsões de projetos não acontecem e atrasam.



http://www.hapfun.com.br

Convidad


Convidado
Bom, não adianta continuar discutindo.

Eu tenho meus motivos para acreditar que não haverá outro Playcenter e também que houve outros interesses ao fechar o parque.

Mas legal ver seu ponto de vista.

Smile

Laercio


Happy Mountain
Happy Mountain
Kingda Ka escreveu:Bom, não adianta continuar discutindo.

Eu tenho meus motivos para acreditar que não haverá outro Playcenter e também que houve outros interesses ao fechar o parque.

Mas legal ver seu ponto de vista.

Smile

Numa coisa é bem provável que você esteja certo... Que não haverá outro Playcenter!
Mas isso não são indícios de que não haverá outro parque. Very Happy

Vamos ter que esperar o tempo passar e ver o que acontece!

http://www.hapfun.com.br

PedroMR


Happy Mountain
Happy Mountain
Laercio escreveu:
Kingda Ka escreveu:Bom, não adianta continuar discutindo.

Eu tenho meus motivos para acreditar que não haverá outro Playcenter e também que houve outros interesses ao fechar o parque.

Mas legal ver seu ponto de vista.

Smile

Numa coisa é bem provável que você esteja certo... Que não haverá outro Playcenter!
Mas isso não são indícios de que não haverá outro parque. Very Happy

Vamos ter que esperar o tempo passar e ver o que acontece!




Galera,voces lembram daquele video em que foram achados em um terreno proximo a Sao Paulo,alguns brinquedos do Playcenter? Entao,pode ser sim que saia outro parque,mas nao com tudo novo,mas com brinquedos antigos passando por grandes reformas...Ninguem tem nehuma certeza sobre nada,exceto MG! Vamos esperar,e no atual terreno do Playcenter,esta o circo Tihany,que pode estar ocupando o terreno para dar uma "pincelada" na imagem do lugar,enquanto a administracao do parque espera a confirmacao de seus projetos e a chegada de seus novos brinquedos! Nada é certeza...sao apenas ideias! Very Happy

José Cruz

avatar
Happy Mountain
Happy Mountain
Nunca duvidem do Playcenter, se não fosse ele, não teríamos hoje o Hopi Hari e o Mirabilândia.

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum